teresinaO observatório Institucional ISS/Unifesp-Sociedade Baixada Santista é concebido em um momento que a Universidade percebe a necessidade de ampliar o diálogo com a sociedade civil e seus movimentos sociais, em todos os níveis, com participação em Conselhos e na elaboração de programas e projetos de interesse público. Tendo isso em vista, o Projeto desse Observatório pretende, nestes dois primeiros anos, organizar as suas ações nos dois subtemas acima a fim de responder às seguintes questões: Como a Sociedade enxerga o ISS da Unifesp na Baixada Santista? O que a Sociedade espera do ISS do Campus Baixada Santista/Unifesp? Como o ISS do Campus Baixada Santista/Unifesp enxerga a sua atuação na Sociedade, retrospectiva e prospectivamente? No intuito de responder à essas indagações, será feito um levantamento e monitoramento quantitativo e qualitativo das atividades acadêmicas da Unifesp (MoAA-BS), consideradas em termos retrospectivos e prospectivos, além a criação de um Conselho Estratégico Universidade e Sociedade da Baixada Santista (CEUS-BS) para construir/propor ações/projetos de interesse comum da universidade, setores públicos, privados, organizações sociais e movimentos sociais (Figura 1). Ao final dos dcontextualização 1ois primeiros anos espera-se ter mapeado - em retrospectiva histórica - os principais indicadores de pesquisa, ensino e extensão (em conjunto com a plataforma institucional “EDADOS”) e seus reflexos na interação UNIFESP-Sociedade, além de ter construído ferramentas e indicadores de prospecção e ter constituído um Conselho (CEUS) atuante em prol do olhar conjunto sobre o desenvolvimento social, ambiental e econômico da RMBS.

O atual projeto visa:

1) fortalecer pesquisas, projetos e programas realizados pelo ISS da Unifesp-BS com impacto social, cultural e em políticas públicas;

2) estimular e consolidar ações em ensino, extensão e pesquisa convergentes em temas de relevância social com foco em políticas públicas;

3) Ampliar e fortalecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária.

O observatório será um espaço para fortalecer e ampliar os reconhecimentos público, acadêmico, cultural e social do ISS do Campus Baixada Santista/Unifesp na Região. Será ainda um espaço que permitirá a articulação democrática, participativa e dialógica, capazes de contribuir para o monitoramento e a transformação da realidade por meio de análises, reflexões, produção de conhecimentos, subsídios e recomendações visando registrar historicamente, acompanhar, dar visibilidade, problematizar e evidenciar a temas, situações, políticas públicas e processos de relevância socioambiental e de garantia de direitos.

contextualização 2Uma vez que a Unifesp BS pretende abordar, nas três esferas de atuação (ensino, pesquisa e extensão), temas de relevância social e que contribuam para o desenvolvimento/aprimoramento de políticas públicas regionais e locais, as ações do observatório terão um impacto direto em toda comunidade acadêmica, entre docentes, técnicos, estudantes e terceirizados. O Observatório proposto terá, também, um impacto direto nas organizações que participarão do CEUS, de forma que passarão a ter acesso a discussão científica sobre as questões pautados. Pretende-se, por meio das atividades e ações do CEUS-BS, ter um impacto direto, tanto no poder legislativo quanto executivo que irá beneficiar, indiretamente, a comunidade da Baixada Santista.