O Observatório do Instituto Saúde e Sociedade (ISS) participou da articulação e apoio às atividades que marcaram o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto - a programação, no entanto, aconteceu dia 29, na praça junto ao Mercado Municípal e às catraias, região central de Santos.
O evento foi organizado a partir de sugestões da própria população que é assistida pelo serviços públicos, com apoio da Prefeitura de Santos, de servidores municipais e das instituições Unifesp. Entre as atividades, corte de cabelo, aferição de pressão arterial, vacinação de cães e gatos que são cuidados pelas pessoas em situação de rua, atendimento odontológico, avaliação postural, oficinas (malabares, chás e plantas medicinais), espaço para jogos, música, cinema e grafite.
Uma tragédia marca a história do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Em de agosto de 2004, sete pessoas em situação de rua foram assassinadas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo. O crime ficou internacionalmente conhecido como o ‘Massacre da Sé’ e a data transformou em símbolo da luta por vida digna e o direito de todos à saúde, educação, moradia, assistência social, cultura, esporte e lazer.