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 Fórum 2Melhorar o ambiente físico e organizacional, aprimorar e fortalecer as formas de comunicação, acolhimento, e relacionamento entre todos os setores da universidade, além de garantir mais conexão entre os eixos curriculares comuns e específicos. Em síntese, esses são os principais desafios do Instituto Saúde e Sociedade (ISS), da Unifesp-Baixada Santista, de acordo com os debates realizados durante o terceiro encontro do Fórum do Projeto Político e Pedagógico, realizado em 16 de abril.

Mais de 200 pessoas – estudantes, professores, dirigentes e representantes da área administrativa do ISS – participaram das discussões, o que foi comemorado como sinal positivo da retomada dos encontros presenciais, bastante afetados depois da pandemia. Não à toa, o tema deste fórum foi ´Pertencimento`, temática diretamente relacionada a acolhimento e convívio (dentro e fora do campus).

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Após dinâmica de grupo, os participantes dividiram-se em três grupos, identificados como Ambiente, Identidade e Relações, cada apresentando duas questões para serem debatidas. No grupo Ambiente, as perguntas eram as seguintes: Como o ambiente físico e organizacional da instituição impacta o sentimento de pertencimento dos estudantes e profissionais de diferentes áreas? e De que forma a infraestrutura e os espaços compartilhados pode favorecer a integração interprofissional?

No grupo Identidade: Como a identidade profissional de cada área do conhecimento se conecta com a identidade institucional? e De que maneira o ensino interprofissional contribui para a construção de um sentimento de pertencimento à instituição?

Já em Relações, as questões eram: Quais são os principais desafios e oportunidades na construção de relações interprofissionais dentro da instituição? e Como a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento pode fortalecer o vínculo dos indivíduos com a instituição?

Resumidamente, as principais reflexões apontaram para problemas como: necessidade de uma estrutura física que gere acolhimento; mais investimentos; pensar a comunicação entre professores e alunos; discutir sobre expectativas e realidade em cada curso; enfrentar os desafios da interdisciplinariedade; promoção da conexão entre eixos comuns e específicos; a questão da exaustão (sobrecarga para professores e alunos); tempo para o convívio; pensar em como o espaço da universidade pode ser mais atrativo para estimular este convívio, entre outros.

O relatório do encontro será apresentado no próximo fórum, que ainda não tem data definida, mas o tema – escolhido em enquete – será ´Estágio e Formação`. "Temos um compromisso de continuar esse processo de discussão, que já ganha em quantidade e qualidade, com muito debate e proposições. É um salto bastante positivo", destacou o professor Fernando Kinker, diretor do Instituto Saúde e Sociedade.