Debate sobre atualização do Projeto Político Pedagógico

Deabate sobre Projeto Político Pedagógico integrou programação do Congresso Acadêmico do ISS. 

Debate Outra Baixada Santista é possível. 1À esquerda, debate sobre outro futuro possível para a Baixada Santista.

 

A programação do Instituto Saúde e Sociedade (ISS – Baixada Santos) que integraram o 10 Congresso Acadêmico da Unifesp 2024 foi um marco de troca de conhecimento e experiências, com 38 sessões científicas (apresentação de 198 trabalhos), sete rodas de saberes (65 projetos) e nove mesas temáticas (incluindo dois fóruns), que contaram com a participação de 36 palestrantes. 

Onze eventos culturais vinculados ao UMA (Unifesp Mostra sua Arte) enriqueceram a programação, proporcionando momentos de arte e reflexão que complementaram as atividades acadêmicas.

A Comissão Organizadora do Congresso no ISS, liderada pelas professoras Luciana Le Sueur Maluf (coordenadora) e Márcia Regina Nagaoka (vice), divulgou um resumo das atividades, documento do qual extraímos as informações publicadas a seguir:

1º Dia (01/10/24) – As rodas de saberes exploraram temas essenciais para a saúde e o bem-estar, como as interseções entre arte, cuidado integral e iniciativas de extensão universitária, proporcionando momentos enriquecedores para docentes, estudantes e profissionais.

As sessões científicas abordaram uma variedade de temas contemporâneos, como gênero, diversidade, qualidade dos alimentos, neurociência, impactos do pós-COVID-19 e cuidados comunitários. Houve debates sobre abordagens interdisciplinares na prevenção e tratamento de condições metabólicas, equidade na educação e nos direitos sociais, além de reflexões sobre a importância das vozes marginalizadas na resistência e luta por direitos. As sessões reforçaram o papel do diálogo interprofissional e da interdisciplinaridade na produção e disseminação do conhecimento científico.

Sessão científica com apresentação de trabalhos sobre racismo 1

Sessão científica com apresentação de trabalhos sobre racismo 3

Apresentação de trabalhos de pesquisa sobre racismo, gênero e vozes marginalizadas.

O Programa de Educação Tutorial (PET-MEC) marcou presença, destacando as contribuições dos programas PET e dos projetos de extensão da Unifesp na formação profissional em Educação Física e no trabalho junto aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

A mesa temática ´Interprofissionalidade nos estágios do ISS` destacou experiências dos estágios no ISS, ressaltando a importância das práticas colaborativas e interprofissionais na formação em saúde. Foram discutidos os desafios da interlocução entre diferentes áreas de conhecimento, reforçando seu papel na formação dos estudantes.

A programação do ´UMA - Unifesp Mostra Sua Arte` trouxe diversas expressões artísticas ao campus. A exposição ´Mãe Terra` encantou com os quadradinhos bordados pelos presentes, explorando a conexão entre arte e natureza, integrando as oficinas de Roda de Bordados. Em paralelo, a intervenção ´O que temos sonhado no Planeta Terra?` abriu espaço para a escuta ativa e reflexões sobre o meio ambiente. A oficina ´Corpo, Arte, Pulso e Movimento` promoveu experiências que conectam práticas corporais e artísticas.

O ilustrador Lucas Souza da Silva apresentou suas obras em quadros e adesivos, e o evento ´Microfone Aberto` celebrou a música e a criatividade em um ambiente inclusivo. Na oficina cine-debate, o curta 'Nem Sempre' provocou reflexões sobre os desafios da aposentadoria. Para encerrar o dia, a oficina ´Projeto Saravá convida: Cafezinho com Tia Lena` celebrou a cultura afro-brasileira com a presença ilustre da própria Tia Lena, que compartilhou suas histórias e valiosas lições de liberdade.

2º Dia (02/10/24) – As rodas de saberes abordaram temas como os desafios e impactos da extensão universitária na construção de comunidades e na promoção de práticas sociais, destacando a extensão como ponte entre a universidade e a sociedade.

As sessões científicas trouxeram à tona questões contemporâneas e interdisciplinares, abordando desafios urbanos e políticas sociais, intervenções na infância e adolescência em situação de vulnerabilidade, inflamação e saúde pulmonar, inclusão e acessibilidade na educação e no trabalho, além de avanços na pesquisa biomédica em malária e distúrbios musculares. Também foram discutidos os desafios educacionais e de saúde mental em tempos de pandemia, corpo, gênero e saúde, bem como alimentação e vulnerabilidade social, reforçando a integração de saberes e práticas para promover a saúde e equidade social.

As mesas temáticas aprofundaram discussões como os cuidados da saúde de atletas, em ´Comida, Mente & Movimento: uma visão interdisciplinar no esporte de alto rendimento`, e as oportunidades e barreiras na ´Residência Multiprofissional no contexto do campus BS`, voltada à formação profissional integrada. A mesa ´Saúde Mental e políticas de cuidado: vertentes da desinstitucionalização, psicanálise e teoria crítica na esfera social` abordou como a lógica antimanicomial pode contribuir para políticas de cuidado, além de lançar o livro "Um Ensaio sobre a Libertação".

A programação cultural do UMA continuou. A intervenção artística ´O que temos sonhado no Planeta Terra?` seguiu sua proposta de escuta reflexiva, envolvendo o público em uma atmosfera artística, enquanto uma manta colorida era tricotada simbolizando as variações climáticas diárias. O sarau de lançamento do livro ´Alvorecer do Exílio`, de Carlile Max Dominique Cérilia, trouxe uma conversa lírica, promovendo interações interculturais e difundindo a cultura haitiano-caribenha no Brasil. A banca com produtos das oficinas do CAPS Centro refletiu a dedicação e o talento dos participantes em atividades terapêuticas e criativas, além de promover a autonomia e a inclusão social por meio da venda dos itens produzidos.

3º Dia (03/10/24) – O terceiro dia manteve o ritmo intenso de debates e atividades. As rodas de saberes exploraram a integração e o cuidado interprofissional na saúde, além de inovadoras perspectivas em arte, corpos e acessibilidade, contribuindo para um diálogo interdisciplinar entre os participantes. As sessões científicas abordaram temas como demência na terceira idade, cuidados em saúde mental e paliativa, a relação entre família e saúde, práticas da terapia ocupacional em territórios urbanos e terapias alternativas para o autocuidado. Também foram discutidos desafios na formação em educação e saúde, consequências pós-COVID e as interações entre cultura, corpo e emoções, aprofundando questões contemporâneas da saúde e do bem-estar.

Nas mesas temáticas, o debate ´Curricularização da Extensão: Potencialidades e Desafios` promoveu uma reflexão dos cursos do ISS sobre os avanços e desafios enfrentados no processo de curricularização. A mesa ´Processos de Aprendizagem Ativa: experiências e perspectivas` destacou o Núcleo de Metodologias de Aprendizagem Ativa (NuMAA) como espaço para a formação docente.

O ´Fórum Permanente de discussão do Projeto Político Pedagógico do ISS` refletiu sobre os 18 anos do projeto, discutindo os desafios atuais e as perspectivas futuras. No ´Fórum Outra Baixada Santista é possível!`, questões urbanas, sociais e ambientais da Região Metropolitana da Baixada Santista foram debatidas, fortalecendo a participação social e o direito à cidade. Por fim, a mesa ´Clínicas Abertas: Psicanálise, Política e Sociedade` trouxe uma perspectiva histórica sobre o movimento das clínicas abertas, com experiências de São Paulo e Santos.

O ´UMA - Unifesp Mostra Sua Arte` continuou a enriquecer o evento. A exposição ´Mãe Terra` e a intervenção artística ´O que temos sonhado no Planeta Terra?` conectaram arte e natureza. A banca com produtos das oficinas do CAPS Centro e a exposição de artesanato das Mães Atípicas Empreendedoras da Praia Grande destacaram o empreendedorismo e a inclusão social. O ilustrador Lucas Souza da Silva trouxe sua arte em quadros e adesivos, refletindo criatividade e originalidade, enquanto a exposição de quadros ´O Colorido da Pele Preta` celebrou a beleza e profundidade emocional da pele preta, convidando o público a uma experiência visual intensa.