CAPA POSTVIDEO

Vida
Defesa da Vida
Universidade em Defesa da Vida

A VII Edição do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) tem como tema: Universidade em Defesa da Vida. Este tema é de extrema relevância no atual contexto em que cerca de 3 milhões de pessoas no mundo faleceram em decorrência da Covid-19, mais de 410 mil no Brasil. Estes números têm crescido de forma alarmante, diariamente, em nosso país, levando ao colapso do nosso Sistema de Saúde (SUS). Por outro lado, vemos uma valorização e reconhecimento do trabalho das universidades e institutos públicos de ciência e tecnologia, que se mostraram essenciais para ações de resistência e de luta contra a pandemia, em conjunto com o nosso SUS.

Como já é tradição, o congresso acadêmico da Unifesp tem como objetivo principal integrar os programas acadêmicos existentes nas Pró-reitorias de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa e Extensão e Cultura e apresentar a toda a comunidade acadêmica o trabalho realizado nos diferentes campi em todas as áreas do conhecimento. Já vivendo há mais de um ano em um contexto de pandemia, este encontro virtual possibilita à nossa comunidade e à sociedade participarem e discutirem temas relevantes, destacando o papel da universidade na geração e disseminação de conhecimentos e, consequentemente, no desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação. A apresentação dos trabalhos nas sessões científicas será em formato de vídeo-pôster, como no ano passado.

Aprendemos muito com o Congresso Virtual de 2020. Podemos destacar a troca de saberes propiciada pelos trabalhos científicos dos diferentes campi que, apresentados de forma virtual, permitiram aos participantes de diferentes áreas do conhecimento assistirem e ampliarem o seu conhecimento, integrando múltiplos conhecimentos. Aprendemos muito, também, com os palestrantes nacionais e internacionais, que nos deram a honra de sua participação e que conosco dividiram o seu conhecimento, experiência e vivência. Mas, principalmente, realizamos o potencial da nossa universidade unida e atuando fortemente pela ciência. Este ano, nos reencontraremos virtualmente na defesa daquilo que temos de mais importante: a VIDA.

Confira o VídeoPoster do Observa_ISS!