Cena de Mulheres da Mar
Reprodução de cena inicial do documentário de Thaís Helena, que está disponível na internet (clique aqui). Abaixo, imagem da capa do livro  da assistente social. 
 
Capa Livro Thas HelenaThaís Helena Modesto Villar de Carvalho é uma jovem e atuante assistente social formada pela Unifesp-Baixada Santista, onde atualmente é mestranda do programa de Serviço Social e Políticas Sociais. Moradora do Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste de Santos,  tem nos temas relacionados ao desenvolvimento urbano e à habitação de interesse social sua principal área de atuação.
Conselheira municipal de desenhvolvimento urbano e participação do projeto Assistência Técncia de Habitação de Interesse Social (ATHIS-Baixada Santista), Thaís lançou, recentemente, o livro ´Eu não tinha condições de pagar um aluguel decente - A política habitacional e urbana segundo a perspectiva da(s) mulher(es) negra(s)`, título também do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em 2022. O estudo acadêmico, baseado em pesquisas documentais e bibliográficas e em "entrevistas semiestruturadas" realizadas com oito moradoras do Dique da Vila Gilda, também foi transformado em documentário: em ´Mulheres da Maré - Qual a cor das palafitas?` essas mulheres contam a história a partir das suas experiências cotidianas.
Para além das teorias, amparadas em importantes autores e autoras, Thaís segue os passos do conceito de escrevivência elaborado pela escritora Conceição Evaristo: "As escrevivências priorizam as experiências que nascem do cotidiano e a partir delas formulam as ciências", escreve a assistente social na página 19 do seu livro (publicado pela editora artesanal Periferia tem Palavra).
Para assistir ao documentário ´Mulheres da Maré`, clique aqui. Para saber como adquirir o livro, acompanhe as redes sociais da autora: @thaishelena_modesto, @bonde_daspretas e @quilombagem_literaria.