Fórum sobre estágios interprofissional abriu o Congresso Acadêmico no Instituto Saúde e Sociedade (ISS), no dia 3 de outubro. Abaixo, o professor dr. Fernando Kinker, diretor do ISS.
A Comissão Organizadora do Congresso Acadêmico Unifesp 2024 no Instituto Saúde e Sociedade (ISS) também divulgou a análise de dados do evento.
Dos 2.007 trabalhos inscritos nas unidades da Unifesp, o ISS apresentou 289 trabalhos, representando 14% do total de inscrições, destacando-se como a quarta unidade acadêmica com maior número de contribuições. As unidades EPM e EFLCH lideraram as inscrições, com 21% cada, seguidas pelo ICAQF com 18%.
Entre os 289 trabalhos do ISS inscritos, destaque para a Iniciação Científica, com 102 trabalhos (38% do total do ISS). A Pós-graduação e as atividades de Extensão também tiveram uma participação expressiva, com 70 e 68 trabalhos, respectivamente (ambos com 26% das inscrições). A Monitoria contribuiu com 24 trabalhos (9%) e os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) foram 17 (6%). Outras categorias, como PET e PIBITI, tiveram representações menores, com 7 trabalhos (3%) e 1 trabalho (menos de 1%), respectivamente.
Acima, durante a abertura geral do X Congresso Acadêmico, em SP: à esquerda, Raiane Assumpção, reitora da Unifesp, e Odair Aguiar, diretor da Unifesp-Baixada Santista. Fotos: Alex Reipert/ Divulgação.
Ao todo, foram 10.888 inscritos no Congresso Acadêmico (todas as unidades), dos quais 1.267 (11% do total) eram do ISS. A EFCLH liderou com 18% das inscrições, seguida por participantes externos (14%) e pela EPM (13%). As demais unidades, como ICAQF, EPPEN, ICT, EPE, IMAR e IC, contribuíram com percentuais menores, refletindo a diversidade de participação no congresso.
Desses 1.267 inscritos do ISS no Congresso Acadêmico, a maioria foi composta por estudantes de graduação, com 987 inscritos (78% do total), o que representa 66% do total de graduandos do ISS. Docentes e pós-graduandos contribuíram com 8% cada, (103 e 104 inscrições, respectivamente), o que equivale a 68% do total de docentes e 34% dos pós-graduandos do ISS.
A especialização contou com 4% (53 inscritos), representando 8% dos estudantes dessa categoria. Já os Técnicos Administrativos em Educação (TAE) representaram 2% (20 inscritos), correspondendo a 17% do total de TAEs do ISS.
Nas considerações finais do balanço do Congresso Acadêmico no ISS, a Comissão Organizadora afirma que o evento “destacou-se pela promoção do conhecimento interdisciplinar e da colaboração acadêmica”. Ressalta, ainda, que as atividades presenciais criaram “espaço valioso para o diálogo entre estudantes, docentes e profissionais, fortalecendo discussões sobre saúde, educação e sociedade”. Conclui: “A diversidade das sessões científicas, mesas temáticas, rodas de saberes e eventos culturais evidenciou o compromisso com a disseminação do conhecimento. A integração de arte e cultura, exemplificada pelo ´UMA - Unifesp Mostra Sua Arte`, mostrou-se uma abordagem enriquecedora, promovendo um ambiente mais humanizado e reflexivo”.