No mapa, indicações dos locais/unidades onde a Unifesp está presente em Santos, por intermédio do ISS, considerando os seguintes campos de atuação: Estágio (amarelo), Eixo Trabalho e Saúde (verde), Extensão e Projetos PET Saúde e MEC (vermelho), Residência (marrom) e Multicampos (azul).
A Unifesp-Baixada Santista, por intermédio do Instituto Saúde e Sociedade (ISS), e a Secretaria Municipal da Saúde de Santos, por meio da Escola da Saúde, começaram a discutir a formalização do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES). A proposta do COAPES surgiu no contexto da Lei 12.871/2013, que instituiu o Programa Mais Médicos, com objetivo de fortalecer a integração entre ensino, serviços e comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS). As diretrizes, no entanto, só foram estabelecidas pelos ministérios da Saúde e da Educação por meio da Portaria Interministerial 1.127, de 6 de agosto de 2015.
O objetivo é ampliar e garantir maior integração entre programas em desenvolvimento (ou a serem desenvolvidos) nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, na graduação e pós-graduação, garantindo qualificação profissional permanente e melhoria constante dos serviços prestados à comunidade.
No dia 2 de outubro, representantes da Unifesp e da Escola da Saúde promoveram conferência para tratar do assunto. Participaram, também, técnicos da área da saúde de outras cidades da Baixada Santista, uma vez que a intenção do ISS é desenvolver parcerias com outros municípios, com apoio da Diretoria Regional da Saúde da (DRS-4).
O Instituto Saúde e Sociedade da Unifesp-BS desenvolve, em cerca de 40 unidades de saúde de Santos, projetos que se destacam tanto pela formação e educação permanentes (de agentes públicos e comunitários), quanto por intervenções em conjunto com a comunidade, cujo objetivo é garantir o conhecimento da realidade articulado às políticas públicas e sociais, principalmente em áreas de maior vulnerabilidade: por exemplo, as regiões central, morros e Zona Noroeste. (Clique aqui para visualizar o mapa)